O Grupo da Memória do Sesc em Florianópolis (Estreito) publicou um Caderno de Poesias, resultado do trabalho desenvolvido nos encontros da turma, na Unidade. Intitulado “Mãos que nos unem”, a publicação traz nos versos, “histórias de superação, de saudade, de lembranças, de amores, de vida. Livro escrito por mãos de: Emília, João, Norberto, Arlete, Nazaré, Elma, Mari, Orlandina, Zenilda, Mário, Rose, Oscarina, Dilma, Maura, Vilma, Cândida, Linda, Neuza, Antonios...”, conforme prefácio de Neusa Aparecida Kűll. “Poesia é encantamento. O prazer pelo gosto da palavra, que nos fere, que nos adoça, que nos asfixia, que nos embala. Uma flecha no peito. Os poetas são grandes, pequenos, comuns. Somos todos poetas da vida, da natureza”, declara Neusa.
O Grupo da Memória tem o objetivo de trabalhar a memória do idoso com vários instrumentos, entre eles a literatura. Através do interesse pela leitura, surgiu o Caderno de Poesias em que no primeiro momento os idosos escreveram suas histórias e no segundo momento, em conjunto, realizaram a releitura de outras obras.
[Estreito] Caderno de Poesias: Mãos que nos unem
15/05/2017 - Atualizado em 15/05/2017 - 321 visualizações
Cleide Ronsani Sandin, Técnica de Atividades com Grupos do Sesc em Florianópolis (Estreito)
Foi com o coração repleto de felicidade que os participantes desvendaram um caminho de sonhos e possibilidades. Incentivados pela instrutora do grupo Rose Gesser, que não mediu esforços para mostrar que tudo é possível quando se faz com amor. Contamos com a sensibilidade de Neusa Kull, que também doou de seu tempo e espaço físico somando na construção desse sonho que agora se torna realidade.